Edital para vaga de Coordenador de Gestão Pedagógica
A Direção da E.E. Professora Cleomar de Barros Castilho Marques, município de Jah, Diretoria de Ensino de Jaú, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Resolução 53, de 30/06/2022, torna público o presente edital de abertura do processo de atribuição e designação para o Posto de Trabalho na Função de Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP nesta Unidade Escolar Anos Finais e Ensino Médio.
I – Dos Requisitos de Habilitação para Preenchimento da Função:
· Ser docente titular de cargo ou ocupante de função-atividade (estável, celetista ou categoria F), podendo se encontrar na condição de adido ou readaptação, sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS;
· Contar com, no mínimo 3 (três) anos de experiência no magistério público estadual (1095 – um mil e noventa e cinco dias de efetivo exercício);
· Ser portador de diploma de licenciatura plena;
· Encontrar-se e, efetivo exercício;
· Entrega de Proposta de Trabalho.
II – Das Atribuições Dos Coordenadores de Gestão Pedagógica:
· Atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho de professores e alunos;
· Orientar o trabalho dos docentes, nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano, curso e ciclo;
· Ter como prioridade o planejamento, a organização e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, utilizando os materiais didáticos impressos e os recursos tecnológicos, sobretudo os disponibilizados pela Secretaria da Educação;
· Apoiar a análise de indicadores de desempenho e frequência dos estudantes para a tomada de decisões visando favorecer a melhoria da aprendizagem e a continuidade dos estudos;
· Coordenar as atividades necessárias à organização, ao planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à análise dos resultados dos estudos de reforço e recuperação;
· Decidir, juntamente com a equipe gestora e com os docentes das classes e/ou dos componentes curriculares, a convivência e oportunidade de se promoverem intervenções imediatas de aprendizagem, a fim de sanar as dificuldades dos alunos, mediante a aplicação de mecanismos de apoio escolar, e a formação de classes de recuperação contínua e/ou intensiva;
· Orientar os professores quanto às concepções que subsidiam práticas de gestão democrática e participativa, bem como as disposições curriculares, pertinentes aos diferentes níveis e modalidades de ensino;
· Coordenar a elaboração, em parceria com os Gestores da Unidade Escolar, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com os professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;
· Tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo de práticas gestoras e docentes, que assegurem: a ) a participação proativa de todos os professores, nas aulas de trabalho pedagógico coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas programadas.
III- Do Perfil Profissional do Candidato é esperado:
Para o desempenho da função, o CGP deverá apresentar PERFIL PROFISSIONAL que:
· Propicie a participação proativa de todos os professores, nas horas de trabalho pedagógica coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas de trabalho programadas;
· Vivencie situações de ensino/aprendizagem e de avaliação ajustadas aos conteúdos e às necessidades, bem como às práticas metodológicas e as abordagens multidisciplinares, por meio e metodologias significativas para os alunos;
· Contribua na divulgação e no intercâmbio de práticas docentes bem-sucedidas, em especial as que façam uso de recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados na escola;
· Conheçam e contribuam na implementação das diretrizes da política educacional da SEDUC, bem como dos projetos da Pasta;
· Conheça os indicadores da escola onde pretende atuar;
· Possua liderança, habilidade nas relações interpessoais e capacidade para o trabalho coletivo, utilizando estratégias de mediação de conflitos, quando necessário;
· Mostre-se flexível às mudanças e inovações pedagógicas, mantendo-se atualizado através de Lives e/ou cursos de formação ofertados pela EFAPE, bem como divulga-los junto ao corpo docente;
· Ter domínio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, aliadas à predisposição em utilizá-las e socializá-las;
· Tenha disponibilidade para desenvolver ações em diferentes horários e dias da semana, de acordo com as especificidades do posto de trabalho, bem como para ações que exijam deslocamento, viagens, atendimento às convocações, participação em cursos e atendimento às demandas que surgirem;
· Comprometa-se a acompanhar diariamente a rotina prática pedagógica em sala de aula, utilizando desse subsídio para a construção e desenvolvimento de plano de formação continuada dos docentes;
· Conheça as diretrizes das avaliações externas como: SAEB, SARESP e ENEM;
· Tenha competência para analisar dados sobre rendimento escolar, desempenho e frequência de alunos, propondo intervenções para melhoria e realizar o acompanhamento;
· Tenha como prioridade o planejamento, a organização e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, utilizando os materiais didáticos, impressos ou digitais, e os recursos tecnológicos, sobretudo os disponibilizados pela Secretaria da Educação.
Período de Inscrições:
· Inscrição e entrega de documentos dias 22. 23 e 24 de janeiro de 2024, das 8h às 16h, na E.E. Professora Cleomar de Barros Castilho Marques, Rua Osvaldo Contador, nº 51, Jardim Pires I- Jahu (SP);
· Realização de entrevistas pela Gestão no dia 25/01/2024, a partir das 8h;
· Análise dos documentos, perfil e resultado da entrevista e indicação e designação a partir de 26/01/2024.
Apresentação da proposta de trabalho contendo:
· Identificação completa incluindo descrição sucinta de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências;
· Justificativas e resultados esperados, incluindo diagnóstico fundamentado p0r meio de resultados do SARESP ou outras avaliações externas e MMR;
· Objetivos e descrições sintéticas que pretende desenvolver;
· Proposta de avaliação e acompanhamento do projeto e as estratégias para garantir o seu monitoramento e execução com eficácia.
Entrevista e Avaliação da proposta de trabalho:
A entrevista constará de apresentação do candidato (a) do seu histórico do seu histórico profissional (currículo) e da proposta para o posto de trabalho, objeto de sua inscrição, mediante questionamento feito pela Equipe Gestora. Versará sobre as competências relacionadas às atribuições da função e sobre o perfil profissional do candidato.
Da vaga oferecida:
01 vaga de Coordenador de Gestão Pedagógica (CGP) – Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Da carga horária:
A carga horária a ser cumprida pelo docente para o exercício da função de CGP será de 40 (quarenta) horas semanais, distribuídas por todos os dias da semana, sendo que essa carga horária poderá ser distribuída por todos os turnos de funcionamento da escola.
Da análise dos documentos e do perfil profissional:
Após realização das entrevistas de todos os inscritos, o Diretor de escola, apoiado pelo Supervisor, indicará o docente que venha a ser selecionado para ocupar o posto de trabalho levando em conta o resultado da entrevista, o perfil profissional e o percurso acad~emico comprovado na entrega de documentos.
Jahu, 18 de janeiro de 2024.